Já fez seus projetos para 2019????
Curioso notar o que ocorre com a maioria das pessoas na entrada do ano novo, já percebeu?
De fato, somos tomados por um sentimento de novidade e esperança que nos faz por algum tempo acreditar que, efetivamente, as coisas no ano que se inicia serão diferentes do ano que passou, e que desta vez, teremos força suficiente para enfrentar os obstáculos que nos fizeram escorregar nos anos anteriores.
E, assim, seguimos nos primeiros dias, confiantes e esperançosos, fazendo promessas, planos, e cheios de energia, vamos nos preparando para a nova fase que se inicia.
E, em alguns dias ou semanas percebemos que escorregamos novamente e que está tudo perdido, mas você já parou pra pensar que os projetos e desejos por assim dizer, muitas vezes podem não se realizar por conta da nossa saúde emocional?
Sim, manter o equilíbrio do corpo e mente faz toda a diferença, pois um trauma e a auto sabotagem nos faz paralisar sem dar-nos conta do que está acontecendo.
A auto sabotagem pode ser entendida como um processo sustentado em crenças internas limitadoras que nos leva a adotar comportamentos repetitivos que são prejudiciais, podendo ser movimentos nas áreas profissionais, familiares e amorosas e, sendo assim, continuamos a repetir os erros e sabotando tudo que irá nos trazer bem-estar e qualidade de vida profissional e emocional.
Do meu ponto de vista, antes de fazer nossos planos e projetos para o ano que se aproxima, primeiramente vamos nos fazer uma pergunta: Como está a minha saúde emocional? E, quando fizer essa pergunta, notar que tem algo te limitando, o primeiro passo é buscar ajuda psicológica para te auxiliar no autoconhecimento, pois sabemos que é através deste podemos nos libertar das crenças limitantes.
É por meio desse processo que conseguimos enxergar a nós mesmos.
Benefícios do autoconhecimento:
• Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
• Perceber como os fatos alteram nossos sentimentos e emoções;
• Sentir mais confiança em si mesmo e no outros;
• Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
• Conhecer e entender melhor os outros;
• Aceitar as pessoas como elas são;
• Respeitar os diferentes;
• Valorizar as próprias competências e habilidades;
• Desenvolver o amor por si mesmo;
• Fortalecer a autoestima.
Neste aspecto, a terapia psicanalítica pode te ajudar, o problema é que em pleno século 21, com tantas informações extraordinárias disponíveis, tenha tanto preconceito sobre o que seja e para que serve a terapia.
E, devido a esse preconceito, há pessoas que vão se arrastando pela vida e por situações sem conseguir resolvê-las e a qualidade de vida fica cada vez mais distante do esperado.
Desta forma, a psicoterapia te leva em uma aventura ao autoconhecimento que mostra “um olhar diferente para a própria existência”. Ela é uma aventura pessoal, que nos reconcilia, de modo duradouro, com a nossa própria história.
Não deixe que 2019 seja outro ano de frustração.
Psicanalista
Francisca Bandeira
Tags:
Por: Francisca C. Bandeira - 03/12/2018